Documentarios.org

Busca no site

Documentários Séries

Estamos com 3021 documentários em nosso acervo


Imprimir esta página

Documentários


Batalha Pela Luz

(Battle for the Light)

47 min. / Dublado em Português

Na linha equatorial, o amanhecer chega em um piscar de olhos. O problema é que nas selvas de Sumatra e Bornéo, a copa das gigantescas árvores dipterocarp se apropria dos primeiros raios de luz intensa, gerando um espetáculo a parte. É ela que produz a reação das plantas mais baixas em busca de luz depois de uma escuridão de 12 horas.

A escuridão, claro, atinge todas as plantas que estão debaixo do “Piso superior” da selva, que habitualmente se divide em quatro capas. As dominantes são as capas emergentes (árvores que chegam a medir 80 metros de altura); e o “toldo” proporcionado pelas plantas Canopo, que se abrem como guarda-chuvas, sendo um dos exemplos mais ruidosos de egoísmo.

Estas plantas não apenas ficam com a luz dos “pisos” inferiores, como a capa média e o chão da selva propriamente dito, como também monopolizam os nutrientes da terra e suas folhas produzem veneno, e por isso quase nenhum animal se alimenta delas.

Esta selva é o lar de macacos acrobáticos, lagartixas saltitantes, e esquilos que planam no ar para se mover entre as plantas gigantes. Uma procissão de pássaros se apropria das árvores frutíferas que florescem mesmo com pouca luz. As frutas da Ásia equatorial são famosas pelo seu aroma. Entre elas, o durian, que atrai orangotangos e elefantes, que muitas vezes chegam de distâncias inimagináveis.

A grande batalha aqui é obter luz suficiente – apenas dois por cento do poderoso sol equatorial consegue tocar a base da selva.

( O texto acima foi retirado do site do canal Animal Planet.)

Como obter este vídeo

Documentários Relacionados:

Batalha Pela Luz

Recomendamos estes produtos

Sociedades Secretas Omni Continuum De: R$ 25,00 Por: R$ 14,99
Veja também:

Detalhes do Documentário

Duração: 47 min.
Idioma: Dublado em Português
Qualidade: Ótimo
Produzido:
Apresentador:
Visualizações: 4100
Código: 776

Horários na TV

Este documentário não é exibido atualmente na TV.

Como obeter este vídeo