Documentarios.org

Busca no site

Documentários Séries

Estamos com 3021 documentários em nosso acervo


Imprimir esta página

Documentários


Questão de Tempo

0 min. / Dublado em Português / Discovery Networks International e BBC Wildvision

Imagine ser a caça, ser a presa do predador em permanente alerta vermelho. Mas seriam esses animais realmente vítimas da natureza? Predador e presa estão mais nivelados do que imaginamos principalmente quando a presa tem uma perfeita noção de tempo.

Como obter este vídeo

- Na Índia vivem os veados que tem que estarem sempre em alerta com os tigres. Em que você aposta: nos veados, com 90 cm, 85 kg e correndo a 55 Km/h ou o tigre com também 90 cm de altura, 250 kg e atingindo 60 Km/h? Os veados comem campim, o que os forçam a ficar um tempo espostos ao serem atacados como o tigre. Eles tomam certas atitudes como comer o capim rapidamente e viver em grandes manadas. O tigre é astuto e paciente, mas os veados conseguem escapar 19 de cada 20 ataques. Como é possível? Os veados ficam perto dos macacos langures, que no alto das árvores detectam o tigre facilmente. Basta um grito para fazer o veado disparar!

- Os morcegos vem ao Texas para reproduzir, mas são importunados por gaviões de cauda vermelha. Vamos aos fatos: os morcegos tem 35 de envergadura de asa contra 150 das águias; seus dentes são minúsculo contra o bico possante da águia e atingem 100 km/h contra 50 kh/m dos morcegos. Desta forma deveria ser fácil capturar os morcegos. Será? No Texas, durante alguns dias, bilhões de mariposas são capturadas por morcegos famintos que precisam alimentar os filhotes. Para interceptá-las, os morcegos tem de sair das caverna de dia, caindo nas garras da águia. Mas ela tem um trunfo, sair toda a colônia com mais de 20 milhões de morcegos de uma vez! 5.000 morcegos por segundo! Nesta confusão de animais é difícil escolher um alvo. A precisão é fundamental, mas mesmo assim, dos 20.000 milhões de morcegos, só 2.000 são capturados todos os anos.

- Os Carvalhos e suas bolotas que são comidas pelo pássaro gaio. Cada bolota comida significa um carvalho a menos. Os carvalhos tem alguns truques para protegê-las. Para começar são imprevisíveis. As árvores podem produzir bolotas todas de uma vez entre 3 e 6 anos. E produzem muitas bolotas. Uma única árvore pode produzir 90.000 delas! Os gaios não conseguem comer todas elas. Esta estratégia de quantidade é utilizado por muito outros animais, como no caso das tartaruguinhas. O carvalho precisa superar outro problema. A sombra produzida pelos próprios carvalhos. Os gaios agora ajudam o carvalho dispersando as sementes, que eles estocam para o inverno. Cada um chega a acumular 3 mil nozes em uma temporada. Isto é bom para ambos porque os gaios nunca acham todas as bolotas que esconderam. Estas bolotas, na chegada da primavera, se tornarão novos carvalhos.

- O salmão do pacífico. Após anos no oceâno eles se dirigem para procriar na costa americana, nos mesmo rio onde nasceram. Mas vão ter que enfrentar nesta jornada a maior população de ursos pardos do planeta, que só pensam em comê-los para estocar gordura antes de hibernar no inverno. Para superar os ursos os salmões precisam estar sincronizados e chegar todos juntos. Todos partem. Os primeiros tem um final trágico, mas muito conseguem. Para piorar, os salmões param de se alimentar na jornada e seus corpos começam a decompor. Os ursos prepararam uma emboscada em uma cachoeira, mas os salmões saltam todos juntos. Algumas baixas, mas milhares escapam e chegam aos locais de desova, onde morrem no final da sua valente missão.

Questão de Tempo

Detalhes do Documentário

Duração: 0 min.
Idioma: Dublado em Português
Qualidade: Ótimo
Produzido: Discovery Networks International e BBC Wildvision
Apresentador:
Visualizações: 4834
Código: 647

Horários na TV

Este documentário não é exibido atualmente na TV.

Como obeter este vídeo