Documentarios.org

Busca no site

Documentários Séries

Estamos com 3021 documentários em nosso acervo


Imprimir esta página

Documentários


O Pianista Misterioso

1 min. / Dublado em Português / Rede Globo

Um homem surge do nada, com as roupas encharcadas de água do mar. Fica em silêncio. Não diz nada. Ninguém sabe de onde ele veio nem quem ele é. O personagem misterioso só se comunica com o mundo através da música. Quem será ele?



Sheerness fica no sul da Inglaterra. É uma cidadezinha pequena, na ilha de Sheppey, não é famosa. Parada no tempo, seus moradores iam levando a vida, quando de repente apareceu o homem que está dando o que falar na Inglaterra e no mundo. Quem é ele? De onde veio? Todos fazem as mesmas perguntas, até agora sem respostas.

Ele foi encontrado pela polícia vagando pela praia, molhado, não pela chuvinha normal da Inglaterra, mas completamente encharcado, como se tivesse entrado vestido no mar. Ou quem sabe tenha caído, ou sido jogado de um barco, de um navio. São tantos os que passam diariamente aqui no Canal da Mancha.

Nadar até aqui seria difícil, mas não impossível. Um dos grandes mistérios é em relação à roupa dele. Ele estava muito bem vestido, de terno e gravata. Mas não existia nenhuma etiqueta, em nenhuma roupa. As marcas dos sapatos tinham sido retiradas também. Não existe nenhuma pista.

Ele seria um náufrago? Desde que foi encontrado no dia 7 de abril que ele não fala absolutamente nada, nenhuma palavra. No hospital para onde ele foi levado tentaram de tudo. Intérpretes para a hipótese de ele ser de um outro lugar da Europa.

Uma funcionária do hospital disse que ele parece traumatizado e que não se comunica de nenhuma forma. Mas que fisicamente está bem.

Um dia, na expectativa de que ele pudesse escrever o nome dele, deram a ele lápis e papel. O misterioso homem desenhou um piano, desses de concertos.

Aí o levaram até a capela do hospital. Nesse piano, durante quatro horas, ele se transformou. Quem é sempre assustado, avesso a qualquer contato, ficou relaxado, à vontade. Se mostrou um pianista de muito talento. A música o leva a um outro mundo.

Michael Camp é o enfermeiro que trata dele diariamente. Diz que música é uma maneira de se comunicar e que estão tentando esse caminho. Mas no dia a dia ele parece recusar qualquer tentativa de diálogo. Uma foto é um retrato perfeito de como ele parece se sentir: acuado, perseguido.

As fotos dele apareceram nas páginas de todos jornais essa semana. Quase 700 pessoas já telefonaram para tentar ajudar a identificá-lo.

Um francês chegou a ser confundido com o pianista. Teve que mostrar que apesar de também tocar piano não é ele o homem misterioso.

Vê-lo ou visitá-lo é impossível. O hospital onde ele está faz o mesmo que o paciente. Também não tem nada a dizer.

O caso tem um paralelo com um filme de 96, premiado com o Oscar. Shine – “Brilhante” - é a história real de um pianista que tem um colapso nervoso.

Na verdade tem mais a ver com um filme inglês do ano passado, “Ladies em Lavender”, no qual um rapaz é encontrado quase afogado, na praia, por duas senhoras. Ele não se lembra de nada, tem amnésia. Mas se descobre que ele toca violino divinamente.

Nessa história o rapaz fica famoso, acaba tocando, dando concertos por toda Europa. Vira um sucesso! No caso desse homem misterioso, o final feliz ainda parece distante.

Como obter este vídeo